SIGA-ME NO ORKUT!

segunda-feira, 29 de março de 2010

A RESPONSABILIDADE DA PALAVRA.



O Taoismo nos ensina que "a palavra é como uma armadilha".
Um caçador pensa na armadilha somente enquanto esta não aprisionou a presa porem, assim que a presa cai na armadilha ele a esqueçe e se concentra na presa.
Quando falamos a alguem temos a intenção de incutirmos na mente de nosso interlocutor uma ideia, desejamos convence-lo, engedra-lo na teia daquilo que cremos ou queremos.
Na maior  parte das vezes geramos em nosso interlocutor uma espectativa (as vezes confiante) de que aquilo que foi dito e a ideia que se produziu sejam veridicas.
Falar gera compromisso.
As palavras são gravidas de responsabilidades pois, apos ditas e ouvidas mudam o mundo humano e o humano muda o mundo em função das palavras que ouviu e disse.
Quando dizemos 'bom dia" a alguem assumimos a responsabilidade de contribuir para que o dia dessa   pessoa seja bom.
Quando dizemos "eu te amo" assumimos os compromissos implicitos no amor.
Quando prometemos algo assumimos a responsabilidade do cumprimento da promessa  por menor que ela seja.
Palavras são armas mortais e antes de conhecer seus significados devemos conhecer as implicações ao dize-las.
Assim como "blogueiros" como eu os politicos tambem usam de palavras para "implantarem" em nossas mentes suas ideias (carregadas de intenções na maioriadas vezes).
Ha, tambem, aqueles politicos que, no calor do momento, falam pelos cotovelos e prometem mundos e fundos e, minutos depois, agem como caçadores se esquecendo de suas armadilhas.  Mas, pior que as grandes promessas (empregos a vontade, melhores condições para os necessitados, melhorias na saude, melhorias na educação, valorização dos professores, mais segurança, etc.) são  as pequenas promessas feitas a eleitores desesperados como a solução de problemas de enchentes, asfalto, agua e esgoto em ruas de terra, visitas que nunca acontecem, pequenos auxilios, lenitivos para dores imensas e seculares que ja se tornaram culturais (ma qualidade do ensino, pessima qualidade do sistema de saude, absoluta falta de opções de lazer e de meios de subsistencia digna.).
Aqui na minha querida Bragança Paulista tenho ouvido a anos o bla-bla-bla politiqueiro irresponsavel prometendo mais creches, mais empregos, mais escolas, mais saliva espargida sobre o povo que so quer viver dignamente.
Meu pai me ensinou a "ter palavra" e a protege-la com honra.  Ter palavra para o meu pai significava que, ao dize-las, deveriamos honra-las cumprindo com o que foi dito mesmo que ficassemos em desvantagem.
So aquele que adiquiriu a arte de "ter palavra" merece a confiança, tão cara hoje em dia, e somente os que honram o que dizem deveriam ter o direito a cargos de gerencia publica.
Agora eu pergunto aos politicos: Os senhores fizeram por merecer nossa confiança?  Os senhores honraram e honram suas palavras?  Os senhores  tem viva em suas memorias a figura das armadilhas que espalharam na forma de palavras?
Somos participantes de um sistema e tudo o que fizermos ou dissermos influira nos processos desse sistema atingindo todas as suas partes.
Um modelo  holistico e feliz de sociedade so sera possivel se assumirmos e ensinarmos nosso proximo a assumir a responsabilidade por suas palavras.
As eleições se aproximam e ja ouvimos os murmurios do que logo sera uma enchurrada de palavras que entrarão em nossas casas via midia lida, falada e vista e os mesmos "falastrões" de outras eleições estarão nos "umidificando" com sua saliva pegajosa tentando empurrar goela abaixo suas ideias utopicas.
É hora de OUVIRMOS com responsabilidade, é hora de darmos a "palavra" a quem merece.
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA..SE VOCE GOSTOU DO POST COMENTE..SE NÃO GOSTOU COMENTE TAMBEM..ABRAÇOS.