SIGA-ME NO ORKUT!

sábado, 2 de outubro de 2010

O GATO ESCALDADO E OS "POLITICUS BRASILIENSIS"!

Não gosto de falar em política porque o sistema político de uma cidade, estado ou pais é fruto da cultura de povo e nada do que se diga com relação aos métodos usados por estes políticos ou ao seu comportamento muda esta cultura mas, ja que estamos as vésperas das eleições de 2010 (é amanhã) não poderia deixar de comentar certos aspectos.
O primeiro comentario que gostaria de tecer é sobre a divisão em grupos que acontece durante o processo eleitoral e seus efeitos possíveis sobre a vida futura.
Vendo, eventualmente, as propagandas na TV e analisando a ficha dos candidatos noto em alguns o empenho quase desesperado em ganhar, em outros a irreverência inconveniente daqueles que estão desinformados sobre a responsabilidade e a seriedade de um cargo publico. Ja alguns são lobos disfarçados de cordeiros e agem como se os seus atos "imorais" fossem se tornando fumaça apos praticados dissipados, desta forma, pelo vento. Ainda outros parecem que não tem consciência do que são ou representam na sociedade e "brincam" de fazer política. Poucos são os que realmente estão preparados.
A sociedade, nestes tempos, se divide de acordo com estas varias linhas de comportamento. Ha os que votam nas caras bonitinhas, outros nos engraçadinhos (e depois que a bomba explode alegam que "votaram em tal candidato como forma de protesto.") Ha os que pretendem ganhar algo ou tem o "Rabo preso" (cargos de confiança??) e votam para não perder ou na esperança de ganhar uma "boquinha". Ha os fatalistas que votam porque tanto faz votar neste ou naquele que sera a mesma coisa e ha uma minoria de "despertos" que estão "vendo" o que esta acontecendo em tres dimensões (passado, presente e futuro) e se preparam para escolher os que estão preparados.
Ainda se trocam votos por dentaduras, pares de botinas e cestas básicas.
Ainda se acreditam em promessas de salário mínimo de R$ 2000,00.
Ainda se dão ouvidos a discursos demagogicos que falam em construção de mais creches, escolas, ginásios de esportes, melhorias disto, melhorias daquilo, promessas mentirosas para "descamisado" dormir.
Quer saber? Eu acho que, para se candidatar a um cargo publico deveria ser exigido do candidato formação em cursos de administração publica e de cunho social (filosofia, sociologia, antropologia, etc).
Tambem deveria se exigir que o candidato abrisse mão de seu sigilo bancario e que suas ações relacionadas a seus gastos fossem publicas.
Todo candidato deveria ser obrigado a apresentar um plano de ações para o seu mandato, plano este que seria registrado e ficaria disponível ao publico e o não cumprimento deste plano deveria ser considerado crime contra o povo, portanto hediondo e sem direito a fiança.
As promessas feitas em campanha deveriam ter sua viabilidade provadas para o publico com todos os dados disponíveis para avaliação deste mesmo publico antes das eleições ficando o candidato que não o fizessem automaticamente impedidos de assumir qualquer cargo publico para sempre.
Todo aquele que exercesse cargo publico deveria estar passível de impeachmen e este processo deveria ser fácil para o povo como é o ato de ver o saldo de uma conta bancaria num caixa eletrônico.
Todo o ano deveria ser feito um "balanço" de todos os atos políticos em todo o pais e o povo deveria ser informado dos resultados.
Crimes políticos ou de "colarinho branco" deveriam levar a perda automática do mandato.
Deveriam ser extintos os benefícios e imunidades dos cargos públicos em todas as esferas.
Que sonho maravilhoso! Bom, eu que sou "gato escaldado" vou pesquisar muito ainda antes de votar...