SIGA-ME NO ORKUT!

sábado, 24 de julho de 2010

AS RAIZES.

HA EM TODOS NOS UMA TRISTEZA INCUBADA COMO UM VIRUS PODEROSO. SOFREMOS E LUTAMOS CONTRA O SOFRIMENTO DIARIAMENTE ALIENADOS DA LUTA. LUTAMOS COM LANÇAS CONTRA UM INIMIGO ARMADO COM TANQUES DE GUERRA E BLINDADOS.
BASTA LIGARMOS A TV , O RADIO OU ABRIRMOS UM JORNAL OU REVISTA E LA ESTA A FACE DA TRISTEZA DO HOMEM NA FORMA DE NOTICIAS SENSACIONALISTAS E REPETITIVAS COMO UMA FRUTA DE ONDE SE EXTRAI O SUMO ATÉ QUE SOBRE APENAS O BAGAÇO SECO. MAS, ASSIM COMO O SONO NASCE DO CANSAÇO, ESSA TRISTEZA TAMBEM NASCE DE ALGUM LUGAR OU DE ALGUMA COISA E, HOJE EU QUERO FALAR DE UMA DESSAS RAIZES. QUERO FALAR DO "TRABALHO" E DE SEUS "FRUTOS".
O TRABALHO É ALGO QUE CRIAMOS COMO FORMA DE GERAÇÃO DE PODER MASCARADO COMO FERRAMENTA PARA O BEM ESTAR PESSOAL OU SOCIAL.
VAMOS TENTAR ENTENDER O QUE É, EM SUA ESSENCIA, O TRABALHO E SEU FRUTO.
UMA CRIANÇA RECEM NASCIDA USA O CHORO PARA SE COMUNICAR COS SEUS PAIS. ELA CHORA E RECEBE COMO FRUTO DE SEU TRABALHO A ATENÇÃO DE SEUS PAIS NA FORMA DE CONFORTO, COMIDA, ESTIMULOS, ETC. PORTANTO PODEMOS DIZER QUE O "TRABALHO" DA CRIANÇA É O CHORO E O "FRUTO" QUE ELA RECEBE É A ATENÇÃO DOS PAIS. O CARINHO, A COMIDA, OS ESTIMULOS SÃO SUB-PRODUTOS MAS O FIM É A ATENÇÃO E A SEGURANÇA QUE ISSO TRAZ.
NA NATUREZA, NUMA EPOCA EM QUE O "TRABALHO" DO HOMEM SE REDUZIA A SATISFAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES BASICAS BASTAVA PARA ELE COLHER UM FRUTO, ERVA OU RAIZ,  CAÇAR  UM ANIMAL, BEBER DE UM RIO, REPRODUZIR E DORMIR. PARA ESSE HOMEM O "TRABALHO" ERA A BUSCA PELA AUTO-SATISFAÇÃO E O FRUTO DO TRABALHO ERA A SATISFAÇÃO PURA E SIMPLES.
ÉRAMOS FELIZES!
ESTUDANDO MUITAS CULTURAS HUMANAS NOTEI QUE, NA MAIORIA DELAS, O TRABALHO É OU FOI VISTO COMO ALGO QUE CAUSA SOFRIMENTO, ALGO INDIGNO E RELEGADO A UMA CLASSE DE PESSOAS CONSIDERADAS TAMBEM INDIGNAS.
VEJA, POR EXEMPLO, O LIVRO DE GENESIS DA BIBLIA CRISTÃ. AO "CAIR" ADÃO É CONDENADO POR DEUS A " GANHAR SEU SUSTENTO COM O SUOR DE SEU ROSTO TRABALHANDO A TERRA E A EVA FOI DADO O "TRABALHO DE PARTO".
A PALAVRA TRABALHO TEM SUA ORIGEM NO VOCABULO LATINO "TRIPALIU".
  "TRIPALIU" ERA UM INSTRUMENTO FORMADO POR "TRES PAUS" OU MADEIROS NO QUAL ERAM AMARRADOS AQUELES QUE NÃO TINHAM COMO PAGAR SEUS IMPOSTOS E, POR ISSO, ERAM TORTURADOS. PORTANTO, O TRABALHO ERA VISTO COMO TORTURA POIS SÓ OS QUE TINHAM QUE PAGAR IMPOSTOS É QUE TRABALHAVAM ENQUANTO A CLASSE DOMINANTE VIVIA PARA O LAZER E O OCIO.
A PARTIR DO EXPOSTO PODEMOS CONCLUIR QUE "QUEM TRABALHA SOFRE".
A "OBRIGATORIEDADE" DO TRABALHO DOI. MAS DOI MUITO MAIS SE O TRABALHO É ALIENADO OU SEJA, SE SEU FRUTO É DADO A OUTRO QUE NÃO O TRABALHADOR E, O TRABALHO ALIENADO TORNA O TRABALHADOR ALIENADO OU SEJA, O TRABALHADOR TRABALHA MAS NÃO ESTA PRESENTE DURANTE O TRABALHO, ELE NÃO AMA SEU TRABALHO PORQUE ELE NÃO LHE PERTENCE. VAMOS A ALGUNS EXEMPLOS:
EU LEVO MEU CARRO NA  OFICINA DO JOÃO E A MANUTENÇÃO É BEM FEITA, ENTÃO EU DIGO QUE O JOÃO É UM BOM MECANICO SEM SABER QUE QUEM FEZ O SERVIÇO FOI SEU FUNCIONARIO LUIZ. DESTA FORMA EU DOU AS HONRAS A OUTRA PESSOA QUE NÃO AQUELA QUE REALMENTE FEZ O TRABALHO. APÓS ALGUMAS EXPERIENCIAS COMO ESTA O LUIZ PASSA A NÃO AMAR SEU TRABALHO E SE TORNA INFELIZ POIS O "FRUTO" DO SEU TRABALHO É DADO A OUTREM E, EM TROCA, LHE DÃO UM SALARIO (DO LATIM "SALARIUM" QUE SIGNIFICA "DO SAL" QUE ERA O PAGAMENTO QUE O SOLDADO ROMANO RECEBIA POR SEU "TRABALHO").
ORA, JA QUE O TRABALHADOR VE O FRUTO DE SEU TRABALHO SER DADO A OUTRO E JA QUE O FRUTO DO TRABALHO DE UM HOMEM TEM UM GRANDE VALOR PARA ELE PODEMOS CONCLUIR QUE "NENHUM SALARIO PAGA O FRUTO DO TRABALHO DE UM HOMEM".
MAS O HOMEM TEM QUE LUTAR PARA MINIMIZAR SUA DOR E, DESTA FORMA, USA SEU SALARIO PARA "SE DAR PRESENTES" (CARROS, ROUPAS, CALÇADOS, FESTAS, VICIOS, ETC) E, QUANDO O SALARIO ACABA ELE RECONHECE QUE SEU TRABALHO FOI MAU PAGO E SOFRE MAIS E MAU-DIZ SEU TRABALHO E SE AUSENTA DELE (SE ALIENA).
INFELIZ POR NÃO RECEBER O FRUTO DO SEU TRABALHO (RECONHECIMENTO, ATENÇÃO E SEGURANÇA) O HOMEM PROCURA REFUGIO NAS POSSES E ACABA CRIANDO E VIVENDO A ILUSÃO DE QUE TUDO O QUE, APARENTEMENTE, CONSEGUE CONQUISTAR LHE PERTENCE (MINHA MULHER, MEUS FILHOS, MEUS PAIS, MINHA PATRIA, ETC) COM MEDO DE PERDER AQUILO QUE, ILUSORIAMENTE, PARECE LHE PERTENCER O HOMEM PROTEGE E, AS VEZES, DESTROI (MARIDO MATA ESPOSA, FILHO MATA PAI, HOMEM MATA SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE, A SI PROPRIO, ETC.)
ESTA É UMA DAS RAIZES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA..SE VOCE GOSTOU DO POST COMENTE..SE NÃO GOSTOU COMENTE TAMBEM..ABRAÇOS.