SIGA-ME NO ORKUT!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A CRIATURA DE MIL OLHOS -- TRANSCENDENDO A VISÃO CARTESIANA.


Na biblia, mais especificamente no livro do apocalipse, no hinduismo e em outras culturas encontramos seres possuidores de varios olhos, alguns com olhos por todo corpo.
É uma metafora interessante e, como toda metafora, nos traz uma mensagem de antigos sabios.
Ter varios olhos significa ter varias perspectivas, ver em mais de uma direção, ter niveis de visão diferentes ao mesmo tempo. Mas significa, principalmente, a transcendencia da visão linear.
Bacon, Descartes, Newton e outros patriarcas da ciencia impuseram a sociedade a visão mecanicista, sexicista e rigida onde o universo é uma maquina e tudo o que é intuitivo é descartado.
Esta visão, ainda influente hoje, faz com que o estado veja a sociedade como um conjunto de objetos rigidos e independentes uns dos outros. O estado disseca a sociedade para interagir com ela. O estado cuida da sociedade marginalizando aquilo que não lhe traz vantagens.
A prova disso é a fragmentação do estado em repartições epecializadas e totalmente separadas agindo como se fossem governos a parte.
Cada secretaria, cada ministerio, cada politico age em uma unica direção como se outros aspectos não existissem. Basta ver como certos politicos parecem agir como vendedores que se esforçam por agradar a seus clientes mais "abonados" e deixam aqueles clientes menos favorecidos esperando na fila.
Infelizmente essa visão linear, herança de Descartes, permeia tudo a nossa volta.
Somos uma sociedade de especialistas cegos para qualquer aspecto que não aquele de sua alçada.
Medicos especialistas, politicos especialistas, filosofos especialistas atendendo ao homem que é holistico, plural, contentor de milhares de faces.
Numa sociedade ideal não ha lugar para "especialistas de dois olhos" porem, cabe nela homens com mil olhos, criaturas poderosas que enxergam em todas as direções ao mesmo tempo, dirigentes que vejam a sociedade como uma enorme teia e os cidadãos como conexões dessa teia.
Dirigentes que não tenham preconceitos e tenham a capacidade de olharem para todos com a mente aberta e livres de desejos.
Lideres que olham com seus varios olhos com bondade para o povo e que compreendam que somos pertencentes ao universo e parte inseparavel dele.
O grande segredo para uma sociedade justa é o transcender a visão linear e a adoção de uma visão intuitiva e espiritual. Sentir ao inves de falar e pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA..SE VOCE GOSTOU DO POST COMENTE..SE NÃO GOSTOU COMENTE TAMBEM..ABRAÇOS.