SIGA-ME NO ORKUT!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

MEU FILHO BRIGOU NA ESCOLA.......


MEU AMBIENTE FILOSOFICO PREFERIDO É O COTIDIANO E SUAS SURPRESAS. TODOS OS DIAS O UNIVERSO A MINHA VOLTA ME "ENTOPE" DE MATERIAL PARA MINHAS MEDITAÇÕES E, COM O AUXILIO DE ANTIGOS MESTRES FILOSOFOS E AMIGOS FILOSOFOS CONTEMPORANEOS PROCESSO PELO MENOS PARTE DO QUE RECEBO.
É CLARO QUE ALGUNS ACONTECIMENTOS ME LEVAM MAIS LONGE EM MINHAS VIAGENS "DIVAGACIONAIS".
UM EXEMPLO MARAVILHOSO FOI O QUE ME ACONTECEU NO FIM DE SEMANA PASSADO AO RECEBER MEUS FILHOS E MEU GENRO PARA UM ALMOÇO EM MINHA HUMILDE "CHOUPANA". AO SAIR PARA ME ENCONTRAR MEU FILHO E COMPRAR UM DELICIOSO FRANGO ASSADO TIVE A OPORTUNIDADE DE ENTABULAR COM ELE, AO VOLTAR, UMA ANIMADA CONVERSA ONDE ELE, COMO QUEM NÃO QUER NADA, ME CONFIDENCIOU QUE HAVIA BRIGADO NA ESCOLA.
NATURALMENTE COMO PAI NÃO PUDE DEIXAR DE ME PREOCUPAR E RESOLVI QUE IRIA CONVERSAR COM O DIRETOR DA ESCOLA NO DIA SEGUINTE. AO CHEGAR NA ESCOLA FUI INFORMADO DE QUE O DIRETOR HAVIA SAIDO PARA O ALMOÇO E FUI ATENDIDO POR UMA COORDENADORA MUITO SIMPATICA. DURANTE A REUNIÃO QUE TIVEMOS ELA ME EXPOS O ACONTECIDO ACOMPANHADA PELOS COMENTARIOS DE MEU FILHO E DESCOBRI QUE O "ADVERSARIO" DELE ERA UM GAROTO BOM MAS COM SERIOS PROBLEMAS FAMILIARES. NO INTUITO DE RESOLVER O IMPASSE AVENTEI A POSSIBILIDADE DE ME REUNIR COM O GAROTO E SEU PAI MAS FUI DISSUADIDO POIS A COORDENADORA ME DISSE QUE, POSSIVELMENTE NÃO ADIANTARIA POIS ELE TEM DADO TRABALHO A TEMPOS E OS ESFORÇOS PARA QUE ELE MELHORASSE FORAM INFRUTIFEROS, OU SEJA, A ESCOLA JA HAVIA TENTADO MUDAR O COMPORTAMENTO DO GAROTO SEM SUCESSO.
ENQUANTO RUMINAVA MEUS PENSAMENTOS DE FORMA A ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO EFETIVA PARA O PROBLEMA PUDE PERCEBER COMO A ESCOLA NESTE PAIS ESTA DESPREPARADA PARA LIDAR COM "GENTE". A ESCOLA TEM A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR O ALUNO MAS NÃO TEM COMO TRABALHAR O AMBIENTE ONDE O ALUNO VIVE (FORA DA ESCOLA É CLARO).
COMO PODEMOS MUDAR O ALUNO SE NÃO AGIMOS SOBRE SUA FAMILIA E SOBRE O MEIO ONDE ELE VIVE? AO SAIR DA ESCOLA O INDIVIDUO VOLTA AO MUNDO REAL ONDE ENCONTRA A REALIDADE CRUEL, PAIS DESPREPARADOS, FALTA DE SEGURANÇA, FALTA DE CARINHO, FALTA DE REFERENCIAS E, AS VEZES, VIOLENCIA DOMESTICA.
DIVIDIDO ENTRE DOIS MUNDOS OS DILEMAS LEVAM-NO A REVOLTA E, DESTA FORMA, AOS MAUS COMPORTAMENTOS E, FREQUENTEMENTE, AOS VICIOS E CRIMES.
ACHO QUE CABERIA AO ESTADO CRIAR MEIOS DE TRATAR DA SAUDE DAS FAMILIAS E UMA DESSAS FERRAMENTAS PODERIA SER A ESCOLA.
A ESCOLA PODE TRATAR O ALUNO E SEU MEIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA..SE VOCE GOSTOU DO POST COMENTE..SE NÃO GOSTOU COMENTE TAMBEM..ABRAÇOS.