SIGA-ME NO ORKUT!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A VIOLENCIA NASCE DA DIFERENÇA ENTRE CLASSES.

Somos iguais (nos humanos é claro), temos o mesmo codigo genetico, somos gerados da mesma forma, nascemos da mesma forma (nus),e morremos invariavelmente mas, mesmo assim, nos dividimos em classes.
Somos classe a, b, c, d (oficialmente) mas tambem podemos ser e, f, g, h, .......
Somos altos, baixos, analfabetos, estudados, pretos, vermelhos, brancos, amarelos, catolicos, protestantes, budistas, ceticos, somos homossexuais, heterosexuais, bisexuais.
Somos classes como se fossemos alieniginas, ets geneticamente semelhantes mas vindos de planetas muito distantes.
felicidade social vem da aceitação do individuo no grupo. A partir do momento que o individuo se sente aceito ele adquiri a segurança necessaria para ser cidadão.  Portanto, conclui-se que, a cidadania nasce da aceitação do individuo num certo grupo social.
Por outro lado, os semelhantes tendem a se agrupar formando "tribos" em que podem exercer suas caracteristicas proprias sem o medo do preconceito e da marginalização. Estas poderiam ser chamadas "classes espontaneas" pois nascem de elementos caracteristicos de um grupo (por exemplo os grupos homossexuais.).
Mas ha tipos de classes que podem ser chamadas de "classificações forçadas" pois são induzidas a existencia por outros grupos os quais desejam, por assim dizer, "segregar certos individuos".
Ja que as classes seguem uma escala crescente onde os mais poderosos estão no topo é de se esperar uma certa revolta pelas classes mais baixas e uma corrida para se alcançar posições mais altas.
Ja que, para se alcançar posições sociais mais altas o individuo deve adquirir caracteristicas que servirão de "chave" para a entrada nestas classes é natural que haja uma corrida em direção a essas "chaves" porem, as "chaves" não são acessiveis a todos logo, existem individuos que não alcançam certas caracteristicas e esses individuos tendem a formar grupos.
A partir do momento em que se formam esses grupos de individuos os quais não tem acesso as "chaves para classes mais altas" somam-se suas revoltas e nasce a violencia. Portanto, a violencia nada mais é do que uma resposta a imposção de classes por classes mais poderosas.A segregação de grupos que não possuem certas caracteristicas é a fonte geradora da violencia. O nascimento de "tribos" das mais variadas pode ser o termometro que mede a tendencia a violencia numa sociedade.
Ja temos um cenario agora, como trabalhar neste cenario de forma a, no minimo, diminuirmos a violencia?
ora, é obivio que as diferenças entre classes é a geradora da violencia logo, "aplainar" essas diferenças seria a solução mais natural.
Novamente o estado é o elemento que esta mais bem aparelhado para isso.  Cabe ao estado levar a sociedade a se tornar verdadeiramente igualitaria. Os dirigentes da sociedade devem criar e implementar ferramentas educacionais que levem a sociedade a uma dissolição de classes.
A responsabilidade e, por que não dizer, a culpa pela violencia e pelas doenças sociais esta nas mãos do estado ja que, de muitas maneiras, ele contribui para a criação das classes.
Os novos politicos deveriam ser preparados para essa revolução social. Deveriam se exigir certa formação para que os novos dirigentes tivessem a competencia para tornar nossa sociedade a sociedade de uma classe só. Mas cabe, tambem, a sociedade cobrar tais mudanças e cabe ao estado ensinar a sociedade a cobrar.  Ao inves de atos violentos e crimes de todos os tipos como resposta a segregação as classes menos abastadas deveriam aprender a reagir politicamente. Todo o cidadão deve se tornar altamente politizado ja que a politica é a ferramenta de controle da sociedade em relação ao governo. Não basta prometer obras e criar uma imagem (falsa) de um futuro maravilhoso mas sim, deve o estado supri a sociedade de formação politica.
Não basta reclamar e se rebelar mas, cabe a sociedade se politizar e cobrar com unhas e dentes como quem protege seu proprio quintal das pragas.
O estado politico deve formar uma sociedade politica. A sociedade classificada e não politizada deve se interessar pela politica ja que este é o unico caminho para sua propria salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA..SE VOCE GOSTOU DO POST COMENTE..SE NÃO GOSTOU COMENTE TAMBEM..ABRAÇOS.